Rigo 23
Funchal, Portugal, 1966. Vive e trabalha em São Francisco, Estados Unidos.

O activismo pela defesa dos direitos humanos e pelo direito à diferença de comunidades minoritárias percorre as propostas de Rigo23. Trabalhando sobre muitos suportes e utilizando uma linguagem plástica eclética, o seu conceptualismo é mais próximo da cultura popular que da erudita.

O artista começa o seu percurso nos anos 80, em Lisboa, no contexto da banda desenhada, dos fanzines e dos murais do pós-25 de Abril. Em meados dos anos 80, parte para São Francisco, onde se envolve activamente na pintura de murais, com ligações a comunidades minoritárias. Este meio é uma das formas de intervenção mais característica do artista, embora a calçada, o mosaico em azulejo e, mais recentemente, a escultura, o atraiam cada vez mais.  O tributo escultórico que concebeu para Tommie Smith e John Carlos na Universidade Estadual de San José, na Califórnia, ou a nave Espacial InterGaláctica, que expôs na REDCAT em Los Angeles, são disso exemplo.

Rigo tem apostado em meios de produção artística inseridos em colectivos temporários e autónomos. Mantém ainda uma produção mais individual no campo da pintura, do desenho, da escultura, da instalação e da produção gráfica.

Diversos protagonistas de resistência têm sido chamados para a sua prática. É o caso de Robert H. King, membro do Black Panther Party, que foi libertado em 2001 depois de 31 anos de encarceramento. Recentemente, colaborou com comunidades Zapatistas do sul do México, que lutam pela autonomia e pela defesa dos direitos dos povos indígenas, e com a comunidade da Ribeira Seca, na ilha da Madeira. 

Exposições Individuais (selecção)
2020
The Leonard Peltier Statue, Rooftop Terrace, San Francisco Art Institute, EUA.
Globotomia, Galeria Quadrado Azul, Lisboa, Portugal.
2018
Rigo 23 - Ripples Become Waves, The Main Museum, Los Angeles, EUA.
2017
Autonomous InterGalactic Space Program, Anglim Gilbert Gallery, San Francisco, EUA.
Itacoatiara - Cicatriz de Tordesilhas, Galeria Millennium, Lisboa, Portugal.
Through the Glassworks, Earth’s Oldest Satellite, Me and You, Some in the Fewture 1990 – 2017, Folkestone Triennial 2017, The Glassworks Sixth Form Centre, Kent, Reino Unido.
2016
Leonard Peltier - Waiting, Katzen Arts Center, Washington D.C., EUA.
2014
Rigo 23: From the Heart of Santa Madera, Museum’s Goldenberg Galleria, UCLA, Los Angeles, EUA.
Torre de Cochim em Belém, Espelho d’ Àgua, Belém, Portugal;.
2013
Lua - São Francisco - Portalegre - Lisboa - Madeira - Cochim - Chiapas, Galeria Quadrado Azul, Lisboa, Portugal.
2012
Fátima na Ribeira Seca, Ribeira Seca, Portugal.
Autonomous InterGalactic Space Program, REDCAT Gallery, Los Angeles, Estados Unidos.
2011
Tribute to 1959, A Certain Lack of Coherence, Porto, Portugal.
Tate Wikikuwa Museum: Art and Struggle of Leonard Peltier, Niagara Arts and Culture Center, Nova Iorque, Estados Unidos.
2010
Tate Wikikuwa Museum: North America 2024, The Warehouse Gallery, Syracuse University, Nova Iorque, Estados Unidos.
2009
The Deeper They Bury Me, The Louder My Voice Becomes, The New Museum, Nova Iorque, Estados Unidos.
2008
Muzoos – 1968/2008, Quatro Séculos de Era Comum, Galeria 111, Lisboa, Portugal.
Caixinha de Lenços, Galeria dos Prazeres, Madeira, Portugal.
2007
Aberturas na Autoestrada, Museu de Arte Contemporâneo de Niterói, Niterói, Brasil.
Swim Again, Nada de Novo, Galeria Zé dos Bois, Lisboa, Portugal.
Backtracking-199485, Luggage Store Gallery, São Francisco, Estados Unidos.
2006
Peões e Passadeiras, Casa das Mudas, Madeira, Portugal.
Exposições Colectivas (selecção)
2019
Sonho Europeu: Obras da Coleção Norlinda e José Lima, Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, Castelo Branco, Portugal.
Mundos Alternos, Queens Museum, New York City, EUA.
FTP, SOMARTS, San Francisco, CA, EUA.
2018
Ver as Vozes dos Artistas, Saco Azul Associação Cultural, Porto, Portugal.
Gaia - Todo Um Mundo, Vila Nova de Gaia, Portugal.
2017
Folkestone Triennial, Folkestone, Reino Unido.
Mundos Alternos: Art and Science Fiction in the Americas, UCR ARTSblock, Riverside, EUA.
TransAtlantic Art - Entre Terra e Mar, Weltkulturen, Museum, Frankfurt, Alemanha.
Be Not Still: Living in Uncertain Times, di Rosa - Center for Contemporary Art, Napa, Califórnia, EUA.
2016
We Are the Time Machines: Time and Tools for Communing, Casco Projects, Utrecht, Holanda.
2015
Performance “Souls’ Landscapes”, 12ª Bienal de Sharjah, Emiratos Árabes Unidos.
Anthems for the Mother Earth Goddess, Andrew Edlin Gallery, NYC, EUA.
Left Coast: California Political Art, James Gallery, City University of New York, NYC, EUA.
Retrospective, Gallery Paule Anglim, San Francisco, CA, EUA.
2014
Fertile Ground: Art and Community in California, Oakland Museum of California, Oakland, CA, EUA.
Tanto Mar, Centro Cultural de Belém, Lisboa, Portugal.
2013
Autonomous Zones, Times Museum, Guangzhou, China.
The Coming Singularity!, American Visionary Art Museum, Baltimore, Estados Unidos.
Brazilian Customs Snafu, Andrew Edlin Gallery, Nova Iorque, Estados Unidos.
5th Auckland Triennial, Auckland, Nova Zelândia.
2nd Aichi Triennale, Nagoya, Japão.
A2V - A Duas Velocidades, Centro das Artes Casa das Mudas, Calheta, Portugal.
Human, Soul and Machine: The Coming Singularity, American Visionary Art Museum, Baltimore, MD, EUA.
2012
Kochi-Muziris Biennale, Kerala, Índia.
A Arte de Tecer – Tradição e Modernidade, São Paulo, Brasil.
Regionale XII, Murau, Áustria.
Streetopia, Luggage Store Gallery, São Francisco, Estados Unidos.
knell dobre glas, Galeria Quadrado Azul, Porto/ Lisboa Portugal.
Tem calma o teu país está a desaparecer, Galeria Zé dos Bois, Lisboa, Portugal.
2011
The Walls that Divide Us, Apex Art, New York City, NY, EUA.
The Narcissism of Minor Differences, Maryland Institute of Contemporary Art, Maryland, Estados Unidos.
Fifty Years of Bay Area Art-The SECA Awards, San Francisco Museum of Modern Art, San Francisco, Estados Unidos.
Northern Spark, All My Relations Art Gallery, Minneapolis, Estados Unidos.
Museu Colecção Berardo 1960-2010, Museu Berardo, Lisboa, Portugal.
2010
Andrew Edlin Gallery, Nova Iorque, Estados Unidos.
01 SJ Biennial, San Jose, Estados Unidos.
The Jerusalem Show IV, Jerusalém Oriental/ Ramallah, Palestina.
Às Artes, Cidadãos!, Museu de Serralves, Porto, Portugal.
Tudo o que é sólido dissolve-se no ar, Museu Berardo, Lisboa, Portugal.
2009
Shenzhen/Hong Kong Bi-City Biennial of Urbanism and Architecture, Shenzhen, China.
Tenth Lyon Biennial, Lyon, França.
Human/Nature: Artists Respond to a Changing Planet, Berkeley Art Museum, Berkeley, Estados Unidos.
75 Years of Looking Forward, San Francisco Museum of Modern Art, SF, CA, EUA.
2008
Hey Hey Glossolalia, Creative Time/The New Museum, Nova Iorque, Estados Unidos.
Human/Nature: Artists Respond to a Changing Planet, Museum Contemporary Art San Diego, San Diego, Estados Unidos.
2007
Portugal Agora: à propos des lieux d’origine, Musée d’Art Modern du Luxembourg, Luxemburgo.
2006
Liverpool Biennial, Liverpool, Reino Unido.
Prémios
2015
Lifetime achievement, Governo Regional da Madeira, Portugal.
2007
Howard Fellowship, Brown University, Providence, RI, EUA.
2005
Eureka Fellowship, Fleishhacker Foundation.
1999
Biennial Award, Biennial Award, The Louis Comfort Tiffany Foundation, Nova Iorque.
1998
SECA Art Award, SFMOMA, São Francisco.
1997
Stoli, San Francisco Arts Achievement Award for Visual Art Residency Fellowship Award, Taiwan.
1996
One Tree, Best Public Art Project of the Year, San Francisco Bay Guardian.
1994
WESTAF/NEA Regional Fellowship for Visual Artists.
1991
Chauncey McKeever Award, San Francisco Art Institute.
Colecções
Colecção Berardo, Lisboa, Portugal.
Museu de Arte Contemporânea do Funchal, Madeira, Portugal.
Berkeley Art Museum, Berkeley, Estados Unidos.
Los Angeles County Museum of Art, Los Angeles, Estados Unidos.
di Rosa Preserve, Napa, Estados Unidos.
M.H. de Young Memorial Museum, Fine Arts Museums of San Francisco, São Francisco, Estados Unidos.
San Francisco Museum of Modern Art, São Francisco, Estados Unidos.
Chiapas, 2012. Técnica mista, bordado sobre tela artesanal. 163 x 200 cm 
Isto o Povo Não Esquece, 2010-2011. Pintura acrílica sobre tela. 900 x 1200 cm 
Fátima na Ribeira Seca, 2010. Pedra, metal, tela, pintura acrílica, bordado da Madeira em pano cru, iluminação e cedro 
Fátima na Ribeira Seca, 2010. Pedra, metal, tela, pintura acrílica, bordado da Madeira em pano cru, iluminação e cedro 
Back and forth to Ramallah, 2010. Pintura acrílica sobre betão. 768 X 244 cm 
Tate Wikikuwa Museum – North America 2024, 2010 
Soleil, 2009. Adesivo vinil sobre vidro. Fachada em vidro com 5 pisos 
Sol, 2009. Adesivo vinil sobre vidro. Fachada em vidro com 5 pisos 
Gauche / droite, 2009. Pintura acrílica sobre betão e tijolo. Silos altos com 19,8 m 
Teko Mbarate – Struggle for Life, Reunidos em Cananéia, Brasil, com membros das comunidades locais de Quilombola, Guarani e Caiçara, 2008. Taquara, bambu, arame, isopor, madeira, fibras de tronco de Bana, penas, sisal, lama, água, bateria de carro, luzes, aparelho de mp3 e auscultadores. 259 x 2258 x 157,5 cm 
Teko Mbarate – Struggle for Life, Reunidos em Cananéia, Brasil, com membros das comunidades locais de Quilombola, Guarani e Caiçara, 2008. Taquara, bambu, arame, isopor, madeira, fibras de tronco de Bana, penas, sisal, lama, água, bateria de carro, luzes, aparelho de mp3 e auscultadores. 259 x 2258 x 157,5 cm 
Truth, 2002. Pintura acrílica sobre betão e tijolo. 3658 X 1676 cm 
Bonecas de massa, 2000. Mosaico de telha. 700 x 240 cm 
Thinking of balmy alley, 1999. Telha em cerâmica sobre prancha de gesso armado. 642 x 978 cm 
Sky / ground, 1998-2003. Pintura acrílica sobre betão e tijolo. 2 paredes de 3658 X 1829 cm cada 
Birds / cars, 1997. Pintura acrílica sobre madeira. 2743 x 1219 cm 
The Cooperative's Mule (A Tribute to 1959), 2011 
The Cooperative's Mule (A Tribute to 1959), 2011 
The Cooperative's Mule (A Tribute to 1959), 2011