2014.05.22—2014.06.28
André e Sara
Arlindo Silva

Queridos André e Sara,  
    

Se o Sol porventura explodisse só daríamos conta passados 8 minutos, porque esse é o tempo que a luz demora a viajar até nós. Se essa tragédia ocorresse durante a noite tão pouco a notaríamos, senão pelo silencioso apagar da Lua. Depois lembrei-me que o céu poderia estar enublado ou até mesmo ser Lua nova. Bem, para alguns de nós haveria certamente uma derradeira imagem. Como seria o último pôr-do-sol? Como seria o último nascer do Sol? Seria sempre demasiado inesperado para sentirmos a despedida.
Conhecemo-nos no Porto há 8 anos atrás e esse foi o tempo necessário para finalmente vos retratar.
Vemo-nos Quinta!
    

Abraços,
Arlindo
  

Arlindo Silva nasceu em 1974 na Figueira da Foz, Portugal. Vive e trabalha no Porto.
O trabalho de Arlindo Silva tem sido baseado na captação de instantes da vida quotidiana, através de um processo muito particular: cada momento é registado em fotografia, a qual é depois convertida numa imagem cuidadosamente pintada. É neste processo de transferência da fotografia para a pintura que o artista vem acrescentar outras dimensões à noção de instantâneo.
Os temas das obras de Arlindo Silva, que trabalha também com o desenho, são concentrados em situações vividas na vida pessoal do artista, quer com a família, quer com os amigos. Para além da dimensão afetiva inerente ao resgate destes momentos do esquecimento, a pintura apresenta uma experiência da realidade e um modo individual de ver o mundo.
Os trabalhos de Arlindo Silva dão também testemunho de um contexto artístico de uma época precisa, em que o próprio está envolvido: a cena artística do Porto nos últimos dez anos. Quase todos os retratados são artistas que trabalham na cidade, saídos da Faculdade de Belas Artes, no início da última década.

André e Sara, 2014