2014.03.27—2014.05.10
Singbarer Echo
Pedro Tropa

No dia 27 de Março, pelas 22 horas inaugura na Galeria Quadrado Azul em Lisboa, a mais recente exposição individual de Pedro Tropa - Singbarer Echo.
A exposição apresenta fotografias a preto e branco concebidas entre 2013 e 2014.
Na inauguração será também lançado o livro Singbarer Echo com textos do autor.
    

Pedro Tropa nasceu em 1973, em Santarém, Portugal. Vive e trabalha em Lisboa, Portugal.
Os trabalhos de Pedro Tropa falam sobretudo de paisagem e estão intimamente ligados à vivência da montanha. A sua origem são experiências em altitude, que incluem os exercícios de caminhada, de escalada, de confronto com a dureza do terreno e com a rarefacção do ar, em lugares como os Himalaias, os Alpes, os Galayos ou o Monte Rosa.
Tendo começado o seu percurso, no início dos anos noventa, a criar filmes em vídeo, o artista foi-se concentrando, ao longo do tempo, na fotografia. Mais recentemente, surge também o desenho. A fotografia e o desenho são os meios que têm participado nas suas viagens, e que surgem da necessidade de fixar momentos: um vislumbre de algo entre o nevoeiro e uma alteração meteorológica.
Dois tempos coexistem no processo de trabalho de Pedro Tropa. Primeiro, o momento da vivência da montanha, que o artista percebe como uma preparação para o desenho e a fotografia. E o momento do desenho, já no atelier, um processo onde intervém a memória.

Singbarer Echo, 2014 
Singbarer Echo, (Vista da instalação), 2014 
Singbarer Echo, (Vista da instalação), 2014 
Singbarer Echo, (Vista da instalação), 2014 
Singbarer Echo, (Vista da instalação), 2014