Candice Lin
Concord, Estados Unidos, 1979. Vive e trabalha em Los Angeles, Estados Unidos.

A expôr desde 2001, Candice Lin trabalha com uma multiplicidade de meios, como o desenho, o vídeo, a escultura, a performance e a instalação. A prática da artista é um permanente questionamento sobre problemas raciais e de género, e sobre a forma como as estruturas de poder, sobretudo o colonialismo e o imperialismo, estão implicadas na construção de identidades. A percorrer os seus trabalhos está sempre a ideia de que a construção da identidade com base na diferença, seja ela nacional, racial, religiosa ou de género, é um tipo de magia cultural que nega a subjectividade. 

Lin constrói os seus projetos a partir de um extenso arquivo do qual fazem parte textos e imagens, provenientes quase sempre de um passado reprimido: documentos de registos militares, registos de plantações de escravos, diários, estudos de caso de instituições psiquiátricas, pinturas e gravuras do Novo Mundo, as chamadas “pinturas de castas” surgidas no México do século dezoito, fotografias etnográficas das Feiras Mundiais, entre muitos outros. O que a artista procura são gestos ou expressões marginais, aquilo que está no fundo da imagem, o que é lido nas entrelinhas, o não dito, o que foi silenciado.

Exposições Individuais (selecção)
2019
Spice, Goethe-Institut Curatorial Residencies Ludlow 38, Nova Iorque, EUA.
Meaningless Squiggles, François Ghebaly Gallery, Los Angeles, EUA.
2018
A Hard White Body, a Soft White Worm, Portikus, Frankfurt am Main, Alemanha.
2017
A Hard White Body, Bétonsalon - Center for Art and Research, Paris, França.
2016
Group Show, Galeria Fontes Vilaça, Kiki Mazzucchelli, São Paulo, Brasil.
The Thing Quarterly , São Francisco, EUA.
2015
Transformation Marathon, Serpentine Galleries, Londres, Reino Unido.
Two-person exhibition with Martine Syms, Bernard Charnwut Chan Gallery, Pomona College, Claremont, EUA.
Syncorax's Garden, 18th Street Arts Center, Santa Monica, EUA.
2014
Present Future, Artissima, Turim, Itália.
2013
The long-lasting intimacy of strangers, Galeria Quadrado Azul, Porto, Portugal.
2012
It makes the patient sees pictures, François Ghebaly Gallery, Los Angeles, Estados Unidos.
Inanimism, Hudson D. Walker Gallery, Provincetown, Estados Unidos.
2010
The Eternal Telethon, projecto itinerante, Los Angeles, Estados Unidos.
2009
The Sexual Life of Savages, Chung King Project, Los Angeles, Estados Unidos.
2007
Sicknesses of the Spirit, Lisa Dent Gallery, São Francisco, Estados Unidos.
Exposições Colectivas, Performances & Projecções (selecção)
2019
Le jour des esprits est notre nuit, CRAC Alsace, Altkirch, França.
Ghost in the ghost, Tiger Strikes Asteroid, New York City, EUA.
2018
Blessed be: Mysticism, Spirituality, and the Occult in Contemporary Art, Museum of Contemporary Art, Tuscon Arizona, EUA.
Bounty, Los Angeles, California, EUA.
Made in L.A. 2018, The Hammer, Los Angeles, EUA.
Hyperobjects, Ballroom Marfa, Marfa, EUA.
2017
Manipulate the World, Moderna Museet, Estocolmo, Suécia.
2016
The mountain, Commonwealth and Council, Los Angeles, EUA.
A Body Reduced to Brilliant Colour, Gasworks, Londres, Reino Unido.
Adult Swim, Machine Project exhibition around the Annenberg Beach House Swimming Pool, Los Angeles, EUA.
The Wicked Tongue, Charlie James Gallery, Los Angeles, EUA.
The First Horizons of Juno, MASS Gallery, Austin, EUA; TEOR/éTica, Costa Rica.
A Kingdom of Hours, Gasworks, Londres, Reino Unido.
Please Have Enough Acid on the Dish!, M+B, Los Angeles, EUA.
Cumuli II, Trading Places, Gallery 5020, Salzburg, Áustria.
Mushrooms & Honey, metro pcs e Eitherway LA, Los Angeles, EUA.
The Wedding Project, Art Dubai Projects e Delfina Foundation, Mina A'Salam Hotel, Dubai, EAU.
Albert Herter, Caitlin Keogh and Candice Lin, Koenig & Clinton, Nova Iorque, EUA.
2015
You are a spacious fluid sac, François Ghebaly Gallery, Los Angeles, EUA.
It was only a moment for you, CAAA - Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
Plants in Transition, (colaboração com Patrick Staff), 18th Street Arts Center, Santa Monica, EUA.
Plants in Transition, (colaboração com Patrick Staff), CAAA (Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura), Guimarães, Portugal.
Cumuli II, Trading Places, L40, Berlim, Alemanha; Kunsthalle Memmingen, Alemanha.
Canibalia, Kadist Art Foundation, Paris, França.
Off-Road Expo, Machine Project e High Desert Test Sites.
2014
Une machine désire de l'instruction comme un jardin désire de la discipline, FRAC, Lorraine, França.
Spectacular Subdivision, High Desert Test Sities, Wonder Valley, EUA.
Unruly, Wignall Museum, Chaffey College, Rancho Cucamonga, Estados Unidos.
The Politics of Food, Delfina Foundation, Londres, Reino Unido.
2013
MexiCali Biennial 2013, Vincent Price Art Museum, Monterey Park, Estados Unidos.
New Stories from the Edge of Asia: This/That, San Jose Museum of Art, San Jose, Estados Unidos.
True Believers, Torrance Art Museum, Torrance, EUA.
Folding Time Rhymes, Greene Exhibitions, Los Angeles, EUA.
2012
Cannibalistic Humanoid Underground Dwellers, KChung, Cottage Home, Los Angeles, Estados Unidos.
Deep Space, Francois Ghebaly Gallery, Los Angeles, Estados Unidos.
formas e forças, Galeria Quadrado Azul, Porto, Portugal.
Los Angeles – Contemporary Tendencies, Helene Bailly Gallery, Paris, França.
Cave-In, Cueva Arcillas, Puerto Rico.
Beached, Provincetown Art Association and Museum, Provincetown, Estados Unidos.
Plus ou moins sorcières, La Maison Populaire, Montreuil, França.
2011
Artist Resource Completion Grant, Center for Cultural Innovation, Los Angeles, EUA.
ARTLAB+Film Forum: Women Empowered, Hirshhorn Museum and Transformer Gallery, Washington DC, Estados Unidos.
Black is the Color of True, Co/Lab & Monte Vista, Los Angeles, Estados Unidos.
Suggested Reading, The Fellows of Contemporary Art, Los Angeles, Estados Unidos.
Eslov Wide Shut, Eslövs Kommun and Mallorca Landings, Bloomberg's Warehouse, Eslöv, Suécia.
Whole New Animal, Intimate Theater, Luckman Fine Arts Complex, California State University, Los Angeles, Estados Unidos.
Becoming Animal, Glendale College Art Gallery, Glendale, Estados Unidos.
Gathered in a Clearing, LEVEL, Brisbane, Austrália.
Bodies and/as Things, Cerritos College Art Gallery, Cerritos, Estados Unidos.
The Open Daybook Exhibition, Los Angeles Contemporary Exhibitions, Estados Unidos.
2010
Los Angeles Department of Cultural Affairs Cultural Exchange International Pilot Program Awardee, Estados Unidos.
The Mystics Circle, Human Resources, Los Angeles, Estados Unidos.
Nor Or, Pieter, Los Angeles, Estados Unidos.
Dream-In, Armand Hammer Museum, Los Angeles, EUA.
Monte Vista, 12 Gauge series, Torrance Art Museum, Torrance, Estados Unidos.
Bad Thing, Sea and Space, Los Angeles, Estados Unidos.
2009
Because the Night, Guggenheim Gallery, Chapman College, Orange, Estados Unidos.
Glue, Paper, Scissors, Luckman Gallery, California State University, Los Angeles, Estados Unidos.
1999, China Art Objects, Los Angeles, Estados Unidos.
2008
The Ups & Downs: Nest, with Marcus Civin, Betalevel, Los Angeles, Estados Unidos.
The Mystical, Scatological, and the Occult, Monte Vista, Los Angeles, Estados Unidos.
Alternative Places, Alternative Places, LAX airport, Los Angeles, Estados Unidos.
2007
Sundowners, Happy Lion Gallery, Los Angeles, Estados Unidos.
Humor Us, LA Municipal Art Gallery, Los Angeles, Estados Unidos.
The Pyramid Show, Monte Vista, Los Angeles, Estados Unidos.
American Symposium, Armory Center for the Arts, Pasadena, Estados Unidos.
The Ordinary Fantastic, Milliken Gallery, Stockholm, Suécia.
Tall Totem Pole, 1269 E. 6th Street, Los Angeles, Estados Unidos.
2006
A Warning Shouldn’t be Pleasant, West Los Angeles College Gallery, Los Angeles, Estados Unidos.
Beautiful Deceptions, Studio Avenue 50, Los Angeles, Estados Unidos.
Video Picnic, Variety Candy, Los Angeles, Estados Unidos.
Halloweird, 111 Minna Gallery, São Francisco/ Central Cinema, Seattle/ Axiom Theater, Houston/ Out North, Anchorage/ Project 101, Paris/ CHOAS Studios, Colorado Springs/ Indie Memphis, Memphis.
Video-Drive-IN: OK. Quoi?!, Contemporary Arts Festival, Struts Gallery, Sackville, New Brunswick, Canadá.
Brave New World, Lizabeth Oliveria Gallery, Los Angeles, Estados Unidos.
Sean Horchy, Candice Lin and Tim Sullivan, Lisa Dent Gallery, São Francisco, Estados Unidos.
Prémios
2011
Ghetto Biennial 2, Port au Prince, Haiti.
2010
Holograms, François Ghebaly Gallery, Los Angeles, Estados Unidos.
2009
Smithsonian Artist Research Fellowship, Estados Unidos.
2004
San Francisco Art Institute Annual Artist Book Contest Award, São Francisco, Estados Unidos.
Colecções
Swedish Arts Council, Suécia.
Exploited painting, 2012. Pintura de um mercado turístico de artes e artesanato em Haiti, ponche caribenho, taça de ponche, bomba, ferragens, resina aquosa, argila de polímero. Pintura 38 x 48 x 1,27 cm e outras dimensões variáveis 
Bacium Sub Cauda, 2012. Animação em stop motion. TRT 00:06:47 
Divinations upon the outcome of war, 2012. Decapagem com coloração manual. 22 x 27,9 cm 
Sycorax's Collections (Herbarium), 2011. Decapagem com aguarela e recortes de revista. 28,5 x 34 cm 
Sycorax's Collections (Happiness), 2011. Decapagem com aguarela e recortes de revista. 28,5 x 34 cm 
Whole New Animal, 2011. Animação em stop motion e video. TRT 00:19:38 
Translations in Value, 2011. Escultura em técnica mista. Dimensões variáveis 
Types of Magic, 2010. Performance. 20 minutos 
Types of Magic, 2010. Tinta sobre papel. 36,8 x 50,8 cm 
Holograms, 2010. Imagem da produção 
Inside Out, (still de vídeo), 2010. Animação em stop motion e video. TRT 00:02:46 
Preparations for a Regendered Society, 2009. Grafite e aguarela em papel. 32 x 42,5 cm 
Fatherless Children in a matrilineal society, 2009. Tinta sobre papel. 32 x 42,5 cm 
Threshold, 2009. Tinta, aguarela e grafite sobre papel. 99 x 124 cm 
Birth of a Nation, 2008. Tinta e aguarela sobre papel. 107 x 140 cm 
Raising the Dead, 2008. Tinta e aguarela em papel. 112 x 140 cm 
The affect of vibratory sounds on persons prone to hysteria, 2007. Grafite sobre papel. Díptico, 40,6 x 61 cm 
Representations of the Demonic, 2007. Grafite e lápis de cor sobre papel. 30,5 x 45,7 cm (díptico) 
Family Portrait: Joseph Kossuth Dixon, Earth Mother, and Ishi the last Yahi, 2007. Grafite sobre papel. 40,6 x 30,5 cm 
Wigan Pit Brow Women, 2006-2012. Tinta e aguarela em papel cortado, dobrado e gravado, carvão, madeira, corda. Dimensões variáveis