2019.10.27—
THE GROTTO OFF SITE PROJECT
Hugo Canoilas, Daniela Grabosch


Um fio invisível de deslumbrado espanto me guia de gruta em gruta. Eis o mar e a luz vistos por dentro. Terror de penetrar na habitação secreta da beleza, terror de ver o que nem em sonhos eu ousara ver, terror de olhar de frente as imagens mais interiores a mim do que o meu próprio pensamento. Deslizam os meus ombros cercados de água e plantas roxas. Atravesso gargantas de pedra e a arquitectura do labirinto paira roída sobre o verde. Colunas de sombra e luz suportam céu e terra. As anémonas rodeiam a grande sala de água onde os meus dedos tocam a areia rosada do fundo. E abro bem os olhos no silêncio líquido e verde onde rápidos, rápidos fogem de mim os peixes. Arcos e rosáceas suportam e desenham a claridade dos espaços matutinos. Os palácios do rei do mar escorrem luz e água. Esta manhã é igual ao princípio do mundo e aqui eu venho ver o que jamais se viu.


Sophia de Mello Breyner Andersen | Livro Sexto
, 1962


Desenvolvido por Daniela Grabosch e Hugo Canoilas, 
THE GROTTO OFF SITE PROJECT reúne 155 ficheiros relativos à criação e ocupação artísticas d' A Gruta, uma plataforma colaborativa e uma caverna artificial constrúida no interior da Galeria Quadrado Azul, em Lisboa. Concebida por Canoilas, A Gruta terá 25 intervenções entre Janeiro de 2019 e Dezembro de 2020. 


THE GROTTO OFF SITE PROJECT 
está online e disponível para download em http://www.offsiteproject.org/ZIP


Com contribuições de Szófia Canoilas, Vasco Costa, Sílvia das Fadas, Filipe Feijão, Katharina Höglinger, Beatriz Marquilhas, Musa paradisiaca, Sophie Nys, Rubene Palma Ramos e Jorge das Neves, Ricardo Roque, Titania Seidl e Ana Vaz.