2019.12.14—
AND THEN – I ENTER[ED] THE DEEPEST, MOST DUG CAVE
Daniela Grabosch


Inauguração: 14 Dezembro, 16 horas



Eu sonho A Gruta como um lugar escuro; como uma máquina que desperta novas formas de experiência, que revolve os nossos sentidos; que, no futuro, criará novas abordagens da arte e da vida.

 
A intervenção de Daniela Grabosch explora a relação entre a força racional que rege a vida contemporânea e os desafios colocados pela arte e pela filosofia perante novos sentidos e formas de empatia.


Ao aplicar uma fragrância n' A Gruta, Grabosch expande a experiência ao uso de um sentido que começa lentamente a ser usado na arte contemporânea. O processo pelo qual a informação olfactiva é codificada no cérebro, permitindo a sua percepção, ainda está a ser investigada, e não é ainda totalmente compreendida. Sabe-se que, através do olfacto, evitamos a via rápida entre o olhar e a racionalização, o que satisfaz o desejo deste projecto de despertar novas formas sensitivas, de expandir os sentidos e de criar novas formas de compreensão e de experiência da arte.

 
Grabosch desenvolve o seu trabalho artístico através de novos sentidos, que são activados por máquinas e programas - de digitalizações 3D e impressão 3D, a Apps para telemóveis -  situados dentro das fronteiras do racional. Importa como, dentro da opacidade do seu trabalho, os artistas estão a oferecer resistência e a transformar estes programas, ao expandir possibilidades no modo como novas formas de literacia nos estão a moldar e a transformar as nossas subjectividades.

 
Este momento d' A Gruta será celebrado com a presença da artista no sábado, dia 14 de Dezembro, entre as 16 e as 19 horas.

 
[O título da intervenção é uma passagem de Sophia de Mello Breyner Andresen em As Grutas in Livro Sexto (1962)]



Daniela Grabosch é uma artista que vive e trabalha em Viena e cuja prática performativa se move entre meios físicos e digitais. Mestre em Arte Performativa pela Academia de Belas Artes de Viena e licenciada em Belas Artes e Media Digitais pelo Hochschule Düsseldorf. Exposições recentes incluem: We Remember, Off Site Project, online; Hydrobutter, Gomo; Animated_Currency_01, Suzie Shride, Viena (2019); Vie X Mrs, South Way Studio, Marselha (2018); Saló, Salzburger Kunstverein, Salzburg (2017); Voyage #01, Rua Dom Pedro V, Lisboa (2016); Objective. The Artist Is Absent, Kunstraum Niederösterreich, Viena (2016); Imagetanz, Brut, Viena (2015); Super Looper, Chambre D’Amis, Viena (2014); Post-Porn and Body Politix, VBKÖ, Viena (2012); and In 3, 3rd International Scenographers Performance Festival, Basel (2010). Em 2015 recebeu o prémio Birgit Jürgenssen Preis, pela Divisão de Arte e Cultura da Chancelaria Federal da Áustria, pela Academia de Belas Artes de Viena e pela Galerie Hubert Winter. Grabosch é co-fundadora do projecto curatorial YYYYMMDD e, desde 2019, membro da Associação Austríaca de Artistas Mulheres (VBKÖ).

vista da instalação .  
A GENTLE, FORCEFUL TENSION BETWEEN GEOMETRIES, A GENTLE, FORCEFUL TENSION BETWEEN GEOMETRIES, 2019. Tecido reflector, impressão 3D, [Poliamida/PA12], cabide de metal com molas, corrente de metal, fragrância, clipe de metal, QR code, som . 86 x 69 cm 
FLOATING OVER AN ABSENT GROUND, 2019. Tecido reflector, impressão 3D, [Poliamida/PA12], cabide de metal com molas, corrente de metal, fragrância, clipe de metal, QR code, som . 86 x 69 cm 
vista da instalação .  
vista da instalação .  
FLOATING OVER AN ABSENT GROUND, 2019. Tecido reflector, impressão 3D, [Poliamida/PA12], cabide de metal com molas, corrente de metal, fragrância, clipe de metal, QR code, som . 86 x 69 cm 
vista da instalação .  
vista da instalação .