2021.04.08
Ernesto de Sousa | Revolution My Body no. 2
 
2021.04.08—2021.04.22
Appleton Associação Cultural, Lisboa, Portugal
Ciclo Ernesto de Sousa | Revolution My Body no. 2

A Appleton Associação Cultural apresenta de 8 a 22 de abril o Ciclo Ernesto de Sousa, para celebrar o centenário deste artista experimental e livre, que se dedicou-se ao estudo, divulgação e prática das artes, crítica e ensaística, à fotografia, ao cinema, à curadoria e ao teatro, um programa dividido entre o antes e o depois do dia do seu aniversário, a 18 de abril.

O Ciclo arranca com a inauguração da exposição Revolution My Body no. 2 , um trabalho de 1976 que consiste na projeção de um filme em Super8 e que convida à intervenção do público sobre 3 folhas de papel/ecrã. No domingo dia 18 de abril, data em que Ernesto de Sousa cumpriria o seu 100º aniversário, a Appleton estará excepcionalmente aberta entre as 10h e as 13h, para que o público possa assistir a uma intervenção especial na obra.

Nesse mesmo dia, vai ser lançado o primeiro episódio da terceira temporada do Appleton Podcast que será uma conversa dedicada a Ernesto de Sousa e ao seu centenário entre David Maranha, Isabel Alves e Vera Appleton.

Esta celebração conta também com as apresentações a solo de Rafael Toral e Pedro Sousa, nos dias 16 e 22 de abril respetivamente. Estes dois artistas receberam a bolsa Ernesto Sousa e representam da melhor forma o espírito desta iniciativa, que durante 20 anos continuou o trabalho de divulgação ao qual sempre se dedicou. Rafael Toral foi o segundo a receber esta bolsa, em 1994, e Pedro Sousa foi o último contemplado com esta iniciativa que inspirou várias gerações do experimentalismo e da vanguarda portugueses na realização de projectos
intermedia em residência na Experimental Intermedia Foundation, Nova Iorque.

À semelhança da Revolution My Body no. 2, estes concertos têm um limite muito reduzido de assistência em sala, de modo a respeitar as normas sanitárias em vigor. Com um desenvolvimento contínuo, os dois concertos foram pensados para uma audiência em permanente rotação.

Por fim, será apresentada pela primeira vez ao público a totalidade dos carimbos de Ernesto de Sousa, uma presença constante na sua prática artística, curatorial, bem como a mail art que trocava com
artistas em todo o mundo.

A organização do Ciclo Ernesto de Sousa está a cargo de David Maranha e Manuel Mota, em colaboração com Isabel Alves, e é uma das várias homenagens ao artista, que algumas instituições portuguesas vão também prestar ao longo do ano. Este ciclo conta com o apoio da DGARTES e MNAC, que gentilmente cedeu a obra Revolution My Body Nr.2.

Este  ciclo é de entrada gratuita


PROGRAMA CICLO ERNESTO DE SOUSA_ 8 a 22 de abril
 

APPLETON BOX

Revolution My Body no. 2_ 8 a 22 abril
Coleção de Carimbos Ernesto de Sousa_ 8 a 22 de abril

Intervenção Dia de Aniversário_ 18 de abril, 10h às 13h
Lançamento Appleton Podcast (conversa entre Isabel Alves, Vera Appleton e David Maranha)_ 18 de abril, 10h às 13h

APPLETON GARAGEM
Apresentação Rafael Toral_ 16 abril, 19h às 21h (em contínuo)
Apresentação Pedro Sousa_ 22 de abril, 19h às 21h (em contínuo)

Mais Informações