2019.06.04
Francisco Tropa | Art Basel 2019
Farmácia, 2019. plexiglass, latão, bronze, ampulheta, mecanismo de relógio, água, dispositivos eléctricos, dispositivos ópticos. dimensões variáveis 
2019.06.12—2019.06.16
Messe Basel, Basileia, Suíça
Art Unlimited | Art Basel 2019


Farmácia
é uma instalação composta por 4 sistemas de projecção (uma lanterna com uma ampulheta, uma com um relógio mecânico, uma com uma gota de água a cair e uma que projecta a imagem de uma pedra de ágata) que Francisco Tropa irá apresentar pela primeira vez no ART UNLIMITED da ART BASEL 2019, numa colaboração da Quadrado Azul com as galerias Gregor Podnar (Berlim) e Jocelyn Wolff (Paris).

     
   
Um aglomerado de objetos, motores, materiais e formas dispostos deliberadamente numa mesa escura: à primeira vista, Farmácia pode ser vista como uma peça escultural. No centro, sobre um pequeno suporte de bronze, estão dois cubos de acrílico colorido, dois feixes de luz e cor que projetam intermitentemente as suas sombras nas paredes laterais. O título evoca o trabalho homónimo de Marcel Duchamp, Farmácia, de 1914.


A mesa e os seus elementos são partes integrantes de um dispositivo intrigante composto por quatro lanternas, duas das quais são visíveis, enquanto as outras permanecem escondidas na face inferior da mesa, junto com aparatos ópticos que projetam imagens no mesmo plano, criando um palimpsesto, uma dança de luz e sombra, formas e ritmos. Um cinema em quatro tempos: uma gota de água, uma ampulheta e um relógio mecânico, três modos - do mundo antigo à era moderna - de medir e representar o fluxo de tempo. A quarta imagem é a sombra imóvel de uma lâmina de ágata, um desenho (fotogénico) que induz um contorno visual e simbólico que sugere a perspectiva de um olhar interior obtido de um lugar primordial, a caverna.


Sérgio Mah

Mais Informações