2018.09.04
José de Guimarães no Museu Ichihara Lakeside no Japão
 
 
2018.10.20—2019.01.13
Ichihara Lakeside Museum
José de Guimarães and Africa

A galeria Quadrado Azul tem o prazer de anunciar a exposição “José de Guimarães e África” a ser  realizada no Ichihara Lakeside Museum, na província de Chiba, no Japão a 20 de Outubro de 2018 até 13 de Janeiro de 2019. 

A exposição contará com as obras originais do artista de vários períodos em diálogo com sua coleção africana de etnias Fang e Kota. Esta exposição também comemora o 25º aniversário da sua colaboração com Art Front Gallery (administrador designado do Ichihara Lakeside Museum), Tóquio, que se desenvolveu através de muitos projetos de arte pública, incluindo Faret Tachikawa, Daikanyama Address, Kushiro Civic Core, Biblioteca Municipal de Miyagi, Echigo -Tsumari Art Triennale e Setouchi Triennale. Isso proporcionará ao público japonês uma boa oportunidade para aprofundar a sua compreensão sobre a arte e seu passado.

Para celebrar a abertura, no dia 20 de outubro, Guimarães fará uma palestra, seguida de um simpósio “Por que a arte africana atrai artistas?” Com o professor Ichiro Majima, antropólogo, e Fram Kitagawa, presidente da Art Front Gallery como painelistas.

Em conjunto com a exposição, será publicado o livro "Empty" pela Gendaikikakushitsu Publishers. Inspirado na arte de Guimarães, Shuntaro Tanikawa, um dos maiores e mais populares poetas do Japão, que escreveu um texto sobre a génese humana, para o qual José de Guimarães contribuiu com desenhos.

Além disso, uma série de eventos intitulada “Dia de Portugal” será realizada nos dias 23, 24 e 25 de novembro, em cooperação com a Embaixada de Portugal no Japão, para conhecer e experimentar a comida, música e cultura portuguesas.

Mais Informações