2023.03.27
Rigo 23 | Science Fiction(s) | Autonomous InterGalactic Space Program
 
2023.03.30—2024.01.09
Weltmuseum Wien, Viena, Áustria
Science Fiction(s) | Autonomous InterGalactic Space Program

O Programa Espacial Intergalático Autônomo (AISP) é uma colaboração informal entre Rigo 23 e as ideias do EZLN (Ejercito Zapatista de Liberacion Nacional). Quando emergiram publicamente como um grupo rebelde armado em 1º de janeiro de 1994 , propagando a poesia como a principal arma para criar espaços dentro deste mundo globalizado para que muitos outros mundos pudessem existir e prosperar, eles iniciaram um processo que os camponeses maias e seus aliados dos territórios maias do sudeste do México.
   

Desde o primeiro “Festival Mundial da Digna Raiva” (Digna Rabia) em 2009, Rigo tem colaborado com artistas e bordadeiras dos Territórios Autônomos Zapatistas, consultando a liderança local e trabalhando com artistas, poetas e organizadores trabalhando internamente para manter o AISP funcionando permanentemente.
   

Depois de sua estreia no REDCAT de Los Angeles (2012) e da mais recente apresentação no Queens Museum de Nova York (2019), esta é a primeira vez que a AISP visita Slumil KAjxemkOp, ou "Terra dos Desobedientes", como a delegação zapatista rebatizou o continente durante sua visita à Europa em 2021.

Mais Informações