Titania Seidl
Viena, Áustria, 1988. Vive e trabalha em Viena.

A prática artística de Titania Seidl preocupa-se com a construção do sujeito feminino e com as estratégias narrativas que alimentam essa construção. Ávida leitora de todo o tipo de ficção, Seidl interessa-se simultaneamente pela voz autoral (Como é que as personagens femininas são descritas por autores masculinos? Como é que as autoras femininas descrevem as suas personagens? Como é que esses modelos influenciam a nossa narrativa interior, uma perspectiva sobre as nossas próprias vidas?) e pela corrupção dessa voz através de técnicas de apropriação (a reescrita que se dá na tradução de textos para diferentes línguas, as práticas dos grupos de fãs que se apropriam de narrativas convencionais para contar as suas próprias histórias).

Seidl traduz estas preocupações para a pintura, um medium ainda emblemático da imagem do génio masculino, mas ainda acessível ao  público não especializado. Utiliza imagens de diversas fontes - história de arte, subcultura, banda desenhada, literatura de auto-ajuda, ou os seus próprios esquissos - e tenta desequilibrar as hierarquias destas fontes, usando a tela como elemento unificador. A pintura terminada revela por vezes ícones ou fragmentos de histórias que por vezes são "legíveis", enquanto noutras surgem de modo abstracto. Num tempo em que a individualidade é negociada através de objectos, tais como as roupas que usamos, a figura humana está geralmente ausente ou fragmentada. As pinturas podem assumir a intimidade de um "olho mágico" ou a amplitude de grandes cenários quase arquitectónicos.

 

A par da sua prática pictórica, Seidl trabalha cada vez mais com texto. O título das pinturas, que frequentemente cita textos ou conversas pessoais, pode levar o espectador a uma percepção diferente daquilo que é representado.

Em paralelo, Titania Seidl é co-directora do projecto curatorial MAUVE, juntamente com o artista Lukas Thaler. Lecciona na Universidade de Artes Aplicadas de Viena.

 

Educação
2012
Diploma com distinção, supervisão da Prof. Judith Eisler.
2010-2011
Erasmus Scholarship, Newcastle School of Arts and Cultures, Newcastle upon Tyne.
2006-2012
estuda Pintura com Prof.Attersee/Prof.Eisler, University of Applied Arts, Viena.
Exposições Individuais (selecção)
2022
Eyes Never Quite Catching, Nicodim Gallery, Los Angeles, EUA.
2019
The Painter & The Rectangle, Zona 1, Vienna Contemporary, Viena, Áustria.
Mary Sue (her raw gaze), Quadrado Azul, Porto, Portugal.
Mary Sue (her face reads like language), a271, Düsseldorf, Alemanha.
white dwarf magazine #8 W I D D E R, Viena, .
white dwarf magazine #08 W I D D E R, Viena, Áustria.
Centrum (com Lukas Thaler), Berlim, Alemanha.
2018
like a tigthly ball of thread, refusing to unravel, destiny's atelier, Oslo, Noruega.
fists with your toes, Parallel Vienna, Viena, Áustria.
2016
why the long face, black sphinx, (com Daniel Ferstl, Lukas Thaler), Drop City, Newcastle, Reino Unido .
2015
composition w. potted plants, vases, drapery, marble,..., MUSA, Viena, Áustria.
For Aliens When Humankind is Gone, (com Melanie Ebenhoch), mo.ë, Viena, Áustria.
2014
X. marks the spot, AIRY, Kofu, Japão.
a wall, a wall, some mountains, (com Laura Pöld), Showroom for Young Art, Viena, Áustria.
2013
Civility, the fine forms, the old paintings and so on, Galeria ART, Brno, República Checa.
Redox, (com Katharina Monka), Sammlung Lenikus STUDIOS, Viena, Áustria.
2012
Inversion (degree show), Reisnerstr.9, Viena, Áustria.
Publicações
The Painter & the Rectangle, 2019.
white dwarf magazine #8 W I D D E R, 2019.
TITANIA, Black Pages #77, 2017.
a painter's doubt, Salzburger Kunstverein, 2017 (com ensaio de Seamus Kealey).
Artist Lecture Series Vienna Transcript - Titania Seidl, 2017.
painting regarding the present, Naives and Visionaires, 2016 (com ensaio de André Hemer).
MAUVE at Club Pro Vienna, 2016 (publicação de exposição).
Melanie & Titania, 2015 (publicação de exposição, com textos de Sarah Thomas e Jakob Breit).
sei neimals krass zu deinen brüdern (uma publicação mauve), 2015.
FOUNDATIONS Magazine, The Vienna Issue, 2015.
on fleek, issue 01 (com Daniel Ferstl), 2015.
X marks the spot (publicação de exposição), 2014.
Redox (mit Katharina Monka), 2013 (publicação de exposição).
Exposições Colectivas (selecção)
2021
Domino, Raum mit Licht, Viena, Áustria.
2019
Anything Goes, White & Weiss Gallery, Bratislava, Eslováquia.
Destiny's Gratinée, Kunstnernes Hus, Oslo, Suécia.
Wiener Salon, Bruxelas, Bélgica.
The Hanging of Traitors in Effigie (part 1), Belvedere21, Viena, Áustria.
The Hanging of Traitors in Effigie (part 2), The Pencil Factory, Nova Iorque, EUA.
Intervention at The Grotto, Quadrado Azul, Lisboa, Portugal.
In Spite Of, Porto, Portugal.
Zone 1 Hamam, Viena, Áustria.
Just a Detail, Raum mit Licht, Viena, Áustria.
Salon Goldschlag, Viena, Áustria.
2018
The Yips, Gallery Céline, Glasgow, Reino Unido.
Framed / Unframed, Raum mit Licht, Viena, Áustria.
Unter Bildern, Heiligenkreuzerhof, Viena, Áustria.
The Eventuality Dispenser, Fettes College, Edinburgo, Reino Unido.
Ergonomics, Material Art Fair, Cidade do México, México.
The Serious Fraud Office, Hotel Casa Blanca, Cidade do México, México.
Carved and Shaped by Proximity, Pina, Viena, Áustria.
2017
A painter's doubt, Salzburger Kunstverein, Salzburg, Áustria.
stonewashed volume one, Vienna, Áustria.
Monsone, Suprainfinit Gallery, Bucharest, Roménia.
Is she Iceman or is she Goose?, SORT, Nova Iorque, EUA.
Drop City, MUHKA, Antuérpia, Bélgica.
Temporary, W&K, Palais Schönborn-Batthiany, Viena, Áustria.
2016
Tropical Punch, Galerie Nathalie Halgand, Viena, Áustria.
MAUVE, Club Pro, Los Angeles, EUA.
Instagram Now!, Belvedere, Viena, Áustria.
Summer in the City, Galeria Christine König, Viena, Áustria.
nonstreaming artifacts, easyupstream, Munique, Alemanha.
Die sonderbare Gegenwart zu zweit, _____ Tim Nolas, Viena, Áustria.
XENA, we are hercules, Munique, Alemanha.
2015
...sharing space, Alte Post, Viena, Áustria.
The Hour Blue, FormContent, Viena, Áustria.
dreaming dict cc, Skulpturinstut, Viena, Áustria.
Ezara Spangl & Rainer Spangl, ve.sch, Viena, Áustria.
Leicht gegenüber, Fuggerstrasse 40, Berlim, Alemanha.
2014
Joseph Helland / Titania Seidl / Franz Zar, wellwellwell, Viena, Áustria.
one MAUVE gallery / work, Viena, Áustria.
Wellenlänge I, mo.ë, Viena, Áustria.
Goofy, studios das weisse haus, Viena, Áustria.
First Emerald, then Saphire, then Black, Semperdepot, Viena, Áustria.
beyond mimesis - the unwritten, mo.ë, Viena, Áustria.
2013
In Defense of the Poor Image, hufak offspace, Viena, Áustria.
postoriginal, Friday Exit, Viena, Áustria.
Group Show, Sammlung Lenikus STUDIOS, Viena, Áustria.
Moda WK, Vane Gallery, Newcastle Upon Tyne, Reino Unido.
Jakob Breit/Daniel Ferstl/Titania Seidl, je regrette, Berlim, Alemanha.
Flamingo, NRW Bank, Münster, Alemanha.
Carnation, Kunsthalle Ganglbauergasse, Viena, Áustria.
2012
Anthem, Ausstellungszentrum Heiligenkreuzerhof, Viena, Áustria.
The Essence, Künstlerhaus, Viena, Áustria.
»o«, ve.sch, Viena, Áustria.
Die / Der Würfel / Le dé (VI), COCO, Viena, Áustria.
Räumung, Palais Kabelwerk, Viena, Áustria.
Residências
2019
a271, Düsseldorf.
2014
AIRY, Kofu-Shi.
2012-2013
Sammlung Lenikus, Viena.
Apoios / Prémios
2016
Mentoring Program for Artists, Arts and Culture Division of the Federal Chancellery of Austria.
2015
Start Stipendium, Arts and Culture Division of the Federal Chancellery of Austria.
2013-2014
Working Grant, Austrian Ministry of Science and Research.
2010
Vencedora do Fred-Adlmüller Stipend.
Colecções
Austrian State Collection, Belvedere 21.
City of Vienna Collection.
Tyrol Federal State Collection.
Lenikus Collection.
Strabag Collection.
Mayr-Melhnhof Collection.
and what to expect from the night, 2019. óleo sobre madeira. 30 x 24 cm 
don't torture yourself with doubt, 2018. óleo sobre madeira. 24 x 18 cm 
03WDM #WIDDTERT (vista de instalação). . white dwarf projects, Viena, 2019 
hanging of traitors in effigie (vista de instalação). . Belvedere 21, Viena (com Lukas Thaler e Laura Yuile) 
hanging of traitors in effigie part 2 (vista de instalação). . Pencil Factory, NYC, 2019 (com Nicholas Hoffman, Lukas Thaler e Laura Yuile) 
like a tightly knotted ball of thread refusing to unravel destiny (vista de instalação). . Atelier Oslo, 2018 
like a tightly knotted ball of thread refusing to unravel destiny (vista de instalação). . Atelier Oslo, 2018 
The Yips (vista de instalação). . Celine, Glasgow, 2018 (com Celine Struger e Lukas Thaler) 
The Painter & the Rectangle (a pleasure that is modest, simple, private), 2019. óleo e aguarela sobre tela. 160 x 110 cm 
The Painter & the Rectangle (as if life was not quite like what she had been led to expect), 2019. óleo e aguarela sobre tela. 160 x 110 cm 
watch me blow up , 2019. óleo, aguarela e cerâmica sobre madeira. 30 x 24 cm 
watch me blow up, 3.the narrator. óleo, aguarela e cerâmica sobre madeira. 30 x 24 cm 
where the day has gone, 2019. óleo sobre madeira. 30 x 24 cm