2021.10.11
Pausa | Porto Art Weekend
 
2021.10.14—2021.12.14
Casa - Museu Bissaya Barreto, Coimbra
Pause

Inauguração: 14 Outubro às 18h | Casa - Museu Bissaya Barreto
    

No dia 14 de Outubro, pelas 18H, na Casa - Museu Bissaya Barreto (R. Infantaria 23, 3000-219 Coimbra), inaugura a exposição colectiva “Pausa”, realizada pelo colectivo Porto Art Weekend.

Pausa é uma exposição que o recém-formado coletivo Porto Art Weekend, constituído pelas galerias de arte Pedro Oliveira, Quadrado Azul e Kubik Gallery agora propõem.

Coube-nos a felicidade e honra de para este projeto termos sido convidados pela prestigiada Fundação Bissaya Barreto, sediada em Coimbra. Este projeto insere-se na primeira fase do trabalho da Porto Art Weekend que pode ser considerada como piloto de uma programação mais contínua, pensada e proposta anualmente, sendo composta pela participação de um conjunto de artistas que, nos últimos anos, fizeram parte da programação das três galerias envolvidas.

Pausa agrega um conjunto de obras de dezassete artistas criteriosamente selecionados, para dar corpo a esta mostra que de uma certa forma pretende posicionar-se, enquanto possibilidade, como transmissora de uma conceituação alusiva ao período pandémico a que todos fomos submetidos recentemente. Foi e é um momento que pretende a reflexão do tempo e do momento em que estamos. Mas ainda, a pausa forçada que propomos com esta exposição é também o modo como olhamos para o passado, pausamos no presente e pensamos o futuro, através de uma proposta artística que reúne trabalhos de diferentes gerações e leituras de tempo, que podem ser intemporais ou não.

Pausa é algo que remete para “parar”, por vontade própria ou ainda por obrigação. Mas quer num caso como no outro, trata-se de um intervalo entre dois tempos; acomoda-se entre um começo e um fim, uma entrada e uma saída. Temos portanto três momentos que ao percorrer esta exposição poderiam ser sinalizados pela incorporação de muitas das suas obras. Se um numeroso corpo das mesmas de importantes artistas nos convida a reflexões introspetivas no recato da suspensão em novo silêncio, duas poucas permanecem como sentinelas. Uma de imagética claustrofóbica de Wolf Vostell, ao início como que avisando, outra de Man Ray na saída, festivamente libertadora.
    

Artistas
    

Ângelo de Sousa

António Olaio

Carlos Lobo

Cecília Costa

Eduardo Batarda

Fernando Lanhas

Fernando Marques de Oliveira

Francisco Tropa

Jorge Molder

Leda Catunda

Man Ray

Paulo Brighenti

Pedro Tudela

Pedro Vaz

Sérgio Fernandes

Wolf Vostell

Zulmiro de Carvalho