2023.02.09
#Slow #Stop … #Think #Move | Ana Santos, Francisco Tropa e Isabel Carvalho
 
2023.02.20—2023.05.05
Fidelidade Arte | Lisbon
None

Inauguração:

17 Fev'23: 22h-00h

   
No contexto da sociedade contemporânea que define a nossa vivência diária, habituámo-nos a verificar – e necessariamente a conviver – com uma ideia de aceleração de ritmo proporcionada pela urgência da produtividade. Somos impelidos a acelerar, para poupar tempo, perante a promessa da conquista de mais tempo. Na realidade, a percepção desta aceleração não é tanto uma determinação apriorística, mas antes uma consequência da desvalorização desse mesmo tempo. Momentos instantâneos (cada vez mais curtos) sucedem-se ininterruptamente, devorando-se, devorando e devorando-nos, sem que a eles consigamos associar relevância ou pertinência e, cada vez menos, a possibilidade de constituição de memória.
   
   
A exposição “#Slow #Stop … #Think #Move” propõe-se como um ensaio, em torno da possibilidade de contrariar o tempo hegemónico. Concebida em duas partes interdependentes e sucessivas (primeiramente na Fidelidade Arte e, depois, na Culturgest Porto) propõe debruçar-se tanto sobre a condição processual da própria curadoria quanto sobre a sua dimensão reflexiva, com o propósito de investigar a possibilidade de lhes aplicar outras durações e temporalidades. A incorporação de uma prática assumidamente desacelerada e o estabelecimento de um compromisso para com uma investigação em torno dos mecanismos da atenção, da percepção e da cognição, marcam formal e conceptualmente a exposição.
   
   
Para a primeira parte da exposição procurou-se uma aproximação às ideias revolucionárias de desaceleração, de abrandamento ou mesmo de paragem (invocada ou forçada), permitindo – através da apresentação de um conjunto heterogéneo de obras – a constituição de salas-ambiente e proporcionando uma possibilidade de relação lenta e desacelerada, recuperando assumidamente uma ideia de contemplação.Ana Santos, Francisco Tropa e Isabel Carvalho são alguns dos artistas aqui representados com curadoria de Ana Anacleto.

More Info